top of page

Saúde infantil

Secretaria de Vigilância em Saúde sugere comitê pelo fim da tuberculose

Da Gisele Costa - 29.08.18 

  A Secretaria de Vigilância em Saúde (SVS) no último dia (10) propôs a criação de um comitê interministerial pelo fim da doença tuberculose. O objetivo do conselho é diminuir a incidência da doença para menos de 10 casos e menos de um óbito a cada 100 mil habitantes até o ano de 2035. O evento contou com a participação dos representantes dos ministérios do Desenvolvimento Social, Direitos Humanos, Cidades, Educação entre outros.

  Segundo informações do Ministério da Saúde, em 2017 foram registrados 69,5 mil novos casos de tuberculose. O abandono do tratamento ainda é uma grande preocupação, sendo que o número de retratamentos foi de 13.347 casos. O repositor Olimar Rodrigues, de 29 anos, relata que já enfrentou a doença, mas conseguiu a cura fazendo o tratamento sem interrupção. “Tive tuberculose a aproximadamente há um ano e meio, conclui o tratamento inteiro em um período de seis meses. Foi um baque muito forte de imediato veio o pensamento de morte. Porém, com o decorrer do tratamento e mais ou menos dois meses tomando remédio corretamente você já se sente melhor”, conta o repositor.

  No ano passado, o Ministério da Saúde já havia lançado o “Plano Nacional” pelo fim da doença como problema de saúde pública, assumindo o desafio de reduzir o número de casos na população mundial. O Brasil também assumiu o compromisso de reduzir o coeficiente da doença em um óbito por 100 mil habitantes até o ano de 2035.

bottom of page