top of page

Eleições

Doria terá o desafio de conquistar maioria na Assembleia Paulista

Das 94 cadeiras que compõem o legislativo paulista, Doria tem apoio garantido de apenas 27 deputados estaduais

 Por Ana Gabriela Sales  - 31.10.18 

Economia_Foto15_31out.jpg

Candidato pelo PSDB, João Doria venceu o segundo turno das eleições 2018 com 51,75% dos votos válidos (Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil)

Eleito governador do Estado de São Paulo no último domingo (28), João Doria (PSDB) terá o desafio de conquistar a maioria que irá compor a Assembleia Legislativa em 2019. De acordo com o Supremo Tribunal Eleitoral (TSE), no primeiro turno das eleições foram eleitos 27 deputados estaduais do partido tucano e coligações, que irão ocupar menos da metade das 94 cadeiras que formam o legislativo paulista.

 

Pela primeira vez, o PSDB não terá a maioria na casa. O partido caiu de 19 para 8 deputados eleitos. A maior bancada paulista é do partido do presidente eleito, Jair Bolsonaro (PSL), que teve o apoio de João Doria no segundo turno. No Estado, o PSL teve um salto de nenhum para 15 deputados estaduais eleitos e ainda não declarou apoio ou oposição ao governo.  

 

Já a segunda maior bancada da Assembléia é do PT, com 10 deputados estaduais. Apesar de não ter declarado apoio formal ao candidato derrotado Márcio França (PSB), o partido aderiu a campanha “Doria Não”.

bottom of page