top of page
Segurança no trânsito
Ações de segurança diminuem as mortes no trânsito
Por: Jhennifer Bessa - 31.10.2018
De acordo com dados divulgados pelo portal do Ministério da Saúde os cursos de formação dos condutores proporcionou uma redução de 27,4% dos óbitos por acidentes no trânsito nas capitais do país. A Companhia de Engenharia e Tráfego (CET) oferece ensino gratuito de Pilotagem Segura, Pedalar com Segurança e de Direção Defensiva e Primeiros Socorros. As aulas são ferramentas importantes no aperfeiçoamento dos condutores para a redução de acidentes no trânsito.
O estudo divulgado pelo Ministério aponta que em 2010 foram registrados 7.952 óbitos, contra 5.773 em 2016. Em relação às vítimas, as mortes de pedestres tiveram a maior redução de 44,7% no período analisado. Já os ocupantes de automóveis e os motociclistas apresentaram queda de 18% e 8%.
Além das formações gratuitas, outra estratégia que ajuda na diminuição de óbitos é o Programa Vida no Trânsito. O projeto é realizado desde 2010 pelo Ministério da Saúde, em parceria com estados e municípios, e envolve a melhoria da qualificação, planejamento, monitoramento, entre outras técnicas.
Segundo a diretora do Departamento de Vigilância de Doenças e Agravos não Transmissíveis e Promoção da Saúde do Ministério da Saúde Maria de Fátima Marinho a redução de acidentes e mortes no trânsito, se deve a mudança de atitude da população. “Houve um aprimoramento da Legislação, aumento na fiscalização e alguns programas estratégicos, como o Vida no Trânsito. No entanto, o número de óbitos e internações ainda preocupa, especialmente os de motociclistas ” relata a diretora.
Estudo divulgado pelo Ministério da Saúde mostra que em seis anos, houve queda de 27,4% dos óbitos no trânsito das capitais do país
bottom of page