Vacinação
Prefeitura de São Paulo estende vacinação contra raiva até o final de setembro
A ação pretende alavancar o número de animais imunizados na capital
Por: Jhennifer Bessa e Vitória Torres - 19.09.2018
A Prefeitura de São Paulo prorrogou a campanha de vacinação contra a raiva para cães e gatos na cidade de São Paulo. Os animais poderão ser imunizados até o dia 29 de setembro em postos espalhados pela capital. A vacina também está disponível em unidades fixas que oferecem a dose o ano todo.
De acordo com os dados divulgados pela Prefeitura, até o dia 31 de agosto foram vacinados 855.027 animais, sendo 602.655 cães e 254.362 gatos. O objetivo agora é atingir a meta de 977 mil animais imunizados. No ano passado a ação vacinou 930 mil animais na cidade. A vacinação oferecida é gratuita e obrigatória para cães e gatos, conforme a Lei Municipal nº 13.131/01.
A produtora Monalisa Barbosa, dona de três gatos, diz que apesar de não confiar completamente na vacina gratuita costuma levar os animais para receber a imunização na campanha pública. “Não confio 100%, mas é a forma mais econômica de manter a saúde dos meus animais em dia. Nunca tive problemas. E acredito que o interesse da prefeitura em manter os animais saudáveis é real. Sempre tento ficar atenta em qual lugar será realizada a campanha e nos profissionais que realizaram o trabalho”, relata Monalisa.
De acordo com a veterinária Renata Avancini Fernandes, apesar dos animais não passarem por uma triagem e check-up antes da vacinação os proprietários de cães e gatos podem confiar na segurança da dose aplicada. “Devemos considerar que ela está sendo aplicada da forma mais segura possível, usando seringas e agulhas descartáveis e que as vacinas estejam devidamente acondicionadas, evitando contaminação”, informa a veterinária.
Para a vacinação é preciso apenas que o proprietário identifique no comprovante de vacinação, os dados do animal, como o nome e nº do Registro Geral Animal (RGA). A Prefeitura Municipal de São Paulo alerta que somente adultos com condições de conter os animais devem conduzi-los ao local de vacinação, para evitar possíveis transtornos.
Confira alguns locais que oferecem a vacina próximos ao bairro de Santo Amaro:
Fonte: dados de acordo com o site da Prefeitura de São Paulo.
A relação completa dos postos que oferecem a vacina, com local e data da vacinação, pode ser conferida aqui ou pelo telefone 156.