Dinheiro
O brasileiro ainda utiliza cédulas
Pesquisa do BC retrata que a população utiliza mais dinheiro do que débito e 19,3% guardam moedas por mais de seis meses
Por Sanara Samar - 29.08.18
No setor varejista as compras são pagas cotidianamente utilizando débito e crédito. Tal situação não assusta os consumidores, a famosa pergunta “É débito, ou crédito?” é praxe, já que 75,8% dos estabelecimentos aceitam pagamentos no débito e 74,1% crédito
Em contrapartida o Banco Central (BC) divulgou um estudo neste ano “O brasileiro e sua relação com o dinheiro de 2018”, afirmando que o dinheiro em espécie tem sido utilizado por 87,9% da população para efetuar compras de até R$10,00. Segundo a pesquisa feita pelo BC, 42,6% dos consumidores optam pelo cartão de débito e crédito para gastos de mais de R$ 500,00.
Por mais que as cédulas sejam utilizadas por cerca da metade da população, o Banco Central chama atenção quanto as notas falsas que ainda circulam no país, das quais apenas 28,3% foram entregues para análise do BC. De acordo com a pesquisa, caso um cidadão receba sem perceber um dinheiro suspeito de falsificação, ele deve procurar qualquer agência bancária e efetuar a entrega da cédula. Será feita uma análise da autoridade monetária que verificará se a cédula é verdadeira ou falsa.
Uma curiosidade exposta no estudo, 26% preferem juntar moedas ao longo dos meses. Deste último índice, 59% juntam por cerca de um mês, enquanto 21% guardam as moedas por mais de seis meses.