top of page

Premiação

VMA 2018 registra menor audiência

da história

 Por Leandro de Oliveira - 29.08.18 

   Promovido pela emissora norte-americana MTV, o Video Music Awards chegou a 34º edição no último dia 20 na cidade de Nova York nos Estados Unidos. A premiação contempla os clipes musicais que foram destaques no último ano e que movimentaram a indústria fonográfica americana. Depois de três décadas, o evento que foi ao ar em uma segunda-feira, marcou o menor número de telespectadores já registrado.

   Conforme o gráfico abaixo, nota-se a queda de audiência nos últimos três anos. Nos dados divulgados pela emissora em 2016, o prêmio alcançou cerca de 6,5 milhões de espectadores apenas nos Estados Unidos. Em 2017, o jornal The Washington Post reportou a audiência de 5,6 milhões. Houve uma queda de, aproximadamente, 14% de telespectadores em relação à transmissão anterior. O site The Hollywood Reporter divulgou que o número de espectadores da premiação em 2018 não passou de 2,3 milhões.

Audiências do Video Music Awards nos últimos 10 anos (em milhões) *

cultura_foto2VMA_29ago.jpeg.jpg

*Valores baseados na audiência dos Estados Unidos; Fontes: MTV / DEADLINE / The Hollywood Reporter / Nielsen; Gráfico: Central de Notícias – Editoria Cultura.  

   Segundo a jornalista e critica musical Giovana Fernandes, o VMA ainda é um sinônimo de reconhecimento e a internet proporciona novas descobertas musicais. “Acredito que essas duas coisas – premiação e a Internet - andem lado a lado”. Ela ainda se do vídeo de This is America, do rapper Childish Gambino. Lançado em maio desse ano, o clipe musical viralizou na web e recebeu sete indicações na edição desse ano do prêmio e ganhou três troféus.  

   As artistas femininas também são destaques da premiação ao longo dos anos. A cantora Beyoncé é a recordista com 29 estatuetas, seguida por Madonna que já venceu 21 categorias e Lady Gaga com 13 prêmios. Para Giovana, elas são a marca do evento. “Quando a gente fala de VMA, lembramo-nos das divas pop, de Britney Spears dançando com uma cobra, beijando Madonna ou de Lady Gaga sangrando. Elas dominam desde sempre”, explica. Nesta edição, a cantora Camila Cabello ganhou as principais categorias, incluindo Artista do Ano e Clipe do Ano para a música Havana.  

  O prêmio Michael Jackson Video Vanguard foi para as mãos da cantora e atriz Jennifer Lopez que se apresentou no evento. A honraria é entregue anualmente para os artistas que contribuíram para as artes com produções audiovisuais. De origem norte-americana e ascendência porto-riquenha, Jennifer é a sexta mulher a receber o prêmio. As artistas Beyoncé, Rihanna e Britney Spears são algumas das personalidades que já foram homenageadas na categoria.

bottom of page