Comércio
Serasa Experian afirma que atividades no comércio cresceram em julho
Por Bruna de Jesus - 29.08.18
Segundo o Serasa Experian, empresa de análise e informações para o crédito, o comércio fecha o mês de julho com alta de 7,8% em relação ao mesmo período do ano passado. Em contrapartida, os comerciantes da cidade de Embu das Artes, na Grande São Paulo, relataram queda no movimento das lojas.
“O movimento não mudou em julho, mas sinto uma melhora em agosto”, afirma Aline Neves, proprietária da Padaria Aline. Já Agenor Ferreira, proprietário de uma adega, contou que o movimento caiu bruscamente por conta do inverno. “Mudei a forma de vendas e isso pode ter afetado o lucro. Também estou expandindo as opções de mercadoria para aumentar a clientela”, explica Ferreira.
A Fundação Getúlio Vargas (FGV) divulgou os resultados do Índice de Confiança do Consumidor (ICC), o número mede a confiança do consumidor em relação à economia. O ICC registrou uma alta de 2,1 pontos em julho, ao passar de 82,1 para 84,2 pontos, recuperando parte das perdas sofridas no mês anterior.
No entanto, o ICC continua em níveis baixos em termos históricos. “Embora seja uma boa notícia, a recuperação apenas parcial de julho sugere que o ritmo lento da economia e do mercado de trabalho continuam pesando bastante nas avaliações do consumidor”, afirma Viviane Seda Bittencourt, coordenadora da sondagem do consumidor em nota divulgada pela FGV.
Além disso, a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomércioSP) aponta que o Índice de Intenção de Consumo das Famílias (ICF) diminuiu 3,9% na comparação com o mês anterior, ou seja, o consumidor quer comprar menos, o que pode piorar a situação do comércio nos próximos meses.