Vacina
Campanha contra poliomelite e sarampo é prorrogada até o dia 14 de setembro
Os estados e municípios que ainda não atingiram a meta terão mais 15 dias para oferecer as vacinas na rede pública de saúde
Por: Jhennifer Bessa e Vitória Torres - 05.09.18
O Ministério da Saúde anunciou na última segunda-feira (03) a prorrogação da Campanha Nacional de Vacinação contra poliomelite e sarampo para até dia (14) deste mês. Até segunda-feira, os dados preliminares correspondia a 9,8 milhões de crianças vacinadas de um a menores de cinco anos, um total de 88% do público-alvo. O texto do Ministério ainda informa que apenas sete estados atingiram o objetivo da meta de cobertura de vacinação que correspondia a 95% do público-alvo.
Apesar da Campanha Nacional de Vacinação contra pólio e sarampo ter encerrado na última sexta-feira (31), o Ministério da Saúde orientou os estados que não atingiram a meta a realizar uma nova mobilização no último sábado (01), denominado dia D. Além de todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS), a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) disponibilizou as vacinas em postos volantes. O Ministério da Saúde avaliou os resultados das ações realizadas no último final de semana e decidiu prorrogar a campanha até o dia (14) de setembro, já que os índices mostraram bons resultados. Clique aqui e confira a tabela da cobertura conforme os estados.
De acordo com os dados da tabela no site do Ministério da Saúde até a última segunda-feira (03), o estado de São Paulo atingiu o índice de 86,08% doses aplicadas contra a poliomelite. Já contra o sarampo atingiu 85,23%, ficando abaixo da média 8,92% e 9,77% respectivamente. O Ministério da Saúde oferta todas as vacinas recomendadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS), por anos são distribuídas cerca de 300 milhões de doses imunobiológicos em todo o país.
Fonte: Dados de acordo com o portal do Ministério da Saúde